DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS CONTRIBUINTES, ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.47319/rdft.v1i3.25Palabras clave:
Direito Tributário, Inteligência Artificial, Direitos Fundamentais, Sistema de Seleção Aduaneira por Aprendizado de MáquinaResumen
A presente pesquisa tem como objetivo analisar se a esfera de proteção dos contribuintes pode sofrer modificações em virtude da utilização da inteligência artificial na fiscalização exercida pela administração tributária. Nesta perspectiva, expõe-se a hipótese de uso da inteligência artificial pela fiscalização tributária, bem como estabelece a fundamentação da esfera de proteção do contribuinte nos direitos fundamentais. Ao final define-se que o uso de tecnologias como a analisada promove uma alteração hermenêutica dos direitos fundamentais de forma que a esfera de proteção dos contribuintes seja potencialmente modificada.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de 1ª publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Licence, que permite compartir la publicación con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.